logo GIR
Grémio de Instrução e Recreio
Pampilhosa
Missão

A Associação denomina-se “Grémio de Instrução e Recreio” tem a sua sede na Rua da República na Vila de Pampilhosa, Concelho de Mealhada, Distrito de Aveiro.

Tem por objecto a dinamização cultural, estimular e desenvolver a actividade artística e contribuir para o aproveitamento dos períodos de lazer e tempos livres da população em geral.

A Associação não tem fins lucrativos e não prossegue fins políticos ou religiosos. (Estatutos do Grémio de Instrução e Recreio)

Apresentamos aqui as principais linhas orientadoras do plano de atividades do Grémio de Instrução e Recreio:

O Grémio de Instrução e Recreio (GIR) foi sempre um espaço aberto a iniciativas plurais, diversificadas nos seus conteúdos culturais e de lazer. Assim o GIR propõe constituir-se em espaço cultural de âmbito local, regional e nacional, com a missão de programar e produzir atividades culturais que se afirmem e definam como serviço público. 

Estas atividades e sua programação devem considerar um conjunto vasto de disciplinas, de linguagens e de géneros artísticos, que se traduzam num plano de atividades (mensal, anual e plurianual) de âmbito regular, eclético e diversificado. Definimos como âmbitos principais de atividade, não exclusivos, os seguintes:

  • filme/cinema;
  • teatro;
  • música e dança;
  • debate e formação de âmbito cívico e cultural.

Tomando como referência os domínios anteriores, sublinhamos três eixos orientadores das ações a desenvolver:

  1. valorizar a dimensão performativa da comunidade onde o GIR se insere;
  2. sensibilizar, criar e formar novos públicos e
  3. contribuir para o aprofundamento do seu sentido estético e crítico.

Assim, e desde o primeiro momento, o Grémio obriga-se a realizar e a promover, pelos seus próprios meios ou em parceria com outras entidades culturais, atividades e eventos como os que se enumeram:

  1. promoção do cinema, designadamente                                                                                                                                                                                                                                          a) na sua vertente de cineclube, através da dinamização de programação regular de ciclos temáticos de cinema (retrospetivas de autor, de tema, de escola, etc.),                                                                                                   b)  e  a organização de festivais/concursos/certames abertos à participação de trabalhos de âmbito nacional e internacional;
  2. oficinas regulares de formação em vídeo, fotografia e linguagem do cinema;
  3. criação e apresentação de espetáculos de teatro;
  4. formação em teatro;
  5. inserção em redes de associações congéneres (cineclubes, centros de cultura e de produção de artes de palco), sendo o Grémio entidade parceira de ações de intercâmbio.
  6. atividades e eventos ligados à música, à dança e a outras formas de expressão artística, por iniciativa própria e em estreita ligação com as associações e escolas do município, desenvolvendo uma programação regular de espetáculos e concertos;
  7. programação regular de sessões de leitura, conferências, apresentações de livros e debates;
  8. exposições temporárias de pintura e fotografia.

Note-se que estas atividades beneficiarão, em muitos casos, de dinâmicas já existentes e consolidadas na comunidade local. Citem-se, a título exemplificativo, os casos da Filarmónica da Pampilhosa e da sua Escola de Música, do grupo de teatro Aguarela de Memórias ou do promissor Festival de Curtas Metragens).

Tomando essas dinâmicas em consideração, e ao concretizar a sua própria ação (definida estatutariamente), ao Grémio de Instrução e Recreio exige-se que se afirme enquanto espaço físico e institucional com importância decisiva na dinamização e no desenvolvimento sociocultural da comunidade em que se insere.